Como degustar Vodka?

Por . em 27/04/2021

A Vodka é uma bebida popular, incolor e com teor alcoólico de 35 à 60%.

Para o consumo, temos as opções em temperatura ambiente, gelada e com pedras de gelo.

Para quem não gosta de bebê-la pura tem a possibilidade de misturar com energéticos, refrigerantes e xaropes.

Temos uma classificação de 3 tipos de Vodkas:

OCIDENTAL: Essa vodka possui um aroma neutro, é pura e clara, geralmente bem suave. As técnicas de produção levaram a uma vodka com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor.

POLONÊS: Pura, mas apresenta sabor e aroma mais acentuados, sendo doce e proporciona um paladar bem suave.

RUSSA: As vodkas possuem destaque no sabor e pode-se considerar suave também. Uma característica forte é aquela sensação de queimar quando degustado.

Como avaliar?

Após conhecer as diferenças entre as vodkas, devemos levar em consideração o processo de destilação, se foi em coluna ou se após esse processo passaram para alambique de cobre, que confere o destaque na complexidade entre aromas e sabores, outra questão importante é em qual matéria prima a vodka foi fermentada podendo ser grãos ou uva.

Por inspiração do mercado de diamantes, que usam os 4Cs para avaliar a pedra sendo corte, cor, clareza e quilate; usamos os 4Fs com o auxílio do histórico na produção da bebida para avaliar o produto. O objetivo da degustação é verificar qual produto se adapta melhor a finalidade desejada, assim o consumidor terá conhecimento de como servir a vodka.

FRAGANCE: odor ou perfume;

FLAVOUR: a reação sensorial através do estímulo do paladar;

FEEL: impressão física do líquido na boca:

FINISH: a sensação que fica na boca após ser engolida a bebida.

PASSOS PARA A DEGUSTAÇÃO

1. Insira a vodka em um copo pequeno e deixe por alguns minutos até que o líquido e o copo fiquem em temperatura ambiente.

2. Para iniciar, cheire a vodka, perceba se o cheiro é apenas forte ou agradável.

3. Beba um pequeno gole, espelhe uma parte da vokda na parte da frente da boca e depois na parte de trás antes de engolir, sinta se a vodka queima as papilas gustativas ou somente revigora.

4. Respire fundo antes de engolir e sinta como o vapor alcoólico chega à garganta, perceba se é uma sensação de ardência ou uma queimação agradável.

5. Engula essa pequena quantidade e observe conforme ela desce.

6. Beba o restante, observe a sensação de queimação que se inicia no estômago e sobe para o tórax.

7. Aprecie, existe alguma sensação residual? Em algumas vodkas você pode detectar o sabor de alcaçuz ou de anis no fundo da boca.

8. Cada um tem um paladar específico, no entanto todos podemos distinguir uma vokda de qualidade se souber como avaliá-la para assim apreciá-la ainda mais.

Quer praticar? A Imigrantes Bebidas tem uma enorme variedade de rótulos para você identificar os aromas e degustar os que mais gosta. Confira o nosso site www.imigrantesbebidas.com.br e aproveite!

Comentários
0 Comentários
Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas