Do que é feita a Vodka?

Por . em 27/03/2020

É possível que você já tenha passado por essa conversa com alguém: um amigo fala que vodka é feita de batata, uma amiga diz que é de arroz, e mais algum retruca dizendo que é de trigo ou ervas. Mas afinal do que é feito a Vodka?

A bebida pode ser feita a partir de diferentes matérias primas, incluindo cevada, arroz, milho, trigo, centeio, batatas, ervas diversas e, até mesmo, figos. Cada uma dessas matérias primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região onde é produzida. Popularmente, a vodka tem 40% de teor alcoólico, mas a sua graduação pode variar entre os 35 e os 60%, por fim acrescido de água local, o que lhe diferencia também.

Uma vodka realmente pura retira, ao máximo, as influências de sabor dessas matérias primas. O processo visa tirar todo e qualquer resíduo de aroma e sabor, passando, inclusive, por uma filtração para auxiliar na qualidade do produto final. Grandes marcas trabalham com vodka bi, tri ou até tetra destilada, buscando a pureza insípida e inodora, a famosa neutralidade. Quanto mais pura, mais livre de sabores e aromas ela será, embora a maior parte delas ainda contenha vários resquícios de suas origens.

Atualmente, é muito comum que vodkas com sabores de frutas, ervas e outras sejam valorizadas e muito procuradas. Tradicionalmente, por outro lado, a qualidade da bebida está na capacidade de apreciá-la pura.

Agora que você já sabe do que é feita a vodka, por que não provar um dos deliciosos drinks feitos à sua base? Ou, se preferir, faça como os russos, que tradicionalmente degustam a bebida muito gelada e pura. Saúde!

Comentários
0 Comentários
Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas